O novo Citroën C3 2024, desenvolvido na Índia, tirou zero estrelas como resultado das avaliações feitas a partir do teste de colisão promovido pela Global NCAP. O carro já tinha tirado uma nota ruim quando avaliado pela Latin NCAP e agora também decepciona na sua versão elétrica.

Citroën C3 2024 zera nota de teste de colisão na Índia

O modelo, também chamado de Ec3, conta com algumas versões quando comparado com o modelo brasileiro, incluindo ausência de controle de estabilidade, ancoragem ISOFIX para cadeirinhas infantis, aviso de cinto de segurança e pré-tensionador de cinto de segurança.

Já em termos de segurança para motorista e passageiro, ele oferece apenas dois airbags, em qualquer uma das versões. E isso foi um dos motivos para o carro não tirar uma nova muito baixa no teste de colisão frontal, marcando 20,86 pontos de 34 no quesito proteção para adultos. Mas NCAP ressalta que as peças atrás dos painéis são perigosas para os ocupantes.

Citroën C3 2024 zera nota de teste de colisão na Índia

O teste de colisão lateral também não teve uma nota muito desastrosa, mas o que fez com que o carro tirasse zero estrelas em relação a proteção oferecida aos adultos foi a ausência dos airbags laterais, o que não habilita o veículo para fazer o teste de colisão contra o poste, e também por não ter o controle de estabilidade, outro requisito para a mesma prova.

Já no quesito de proteção para as crianças dentro do veículo o modelo conseguiu tirar uma estrela, de cinco possíveis. A entidade destaca que a cadeirinha infantil instalada no banco dianteiro não conseguiu impedir que ela se movesse e a cabeça do boneco fizesse contato com o veículo. Já o assento usado no banco traseiro ofereceu uma proteção melhor no impacto dianteiro.

A Citroën se posicionou, afirmando que já estava no seu planejamento adição de equipamentos de segurança para o carro vendido na Índia, como seis airbags de série e ISOFIX.