A Mercedes-Benz apresentou oficialmente nesta terça-feira, dia 4, aquele carro que vai entrar para a história como o seu primeiro SUV elétrico. O modelo, chamado de EQC, foi mostrado ao público durante um evento em Estocolmo, na Suécia.

Mercedes-Benz apresenta seu primeiros SUV elétrico

A ideia da montadora é oferecer uma opção interessante para os clientes, que consiga unir potencia e economia em um carro espaçoso e com tecnologia verde. O EQC foi apresentado com um conjunto mecânico de dois motores elétricos, sendo que eles estão posicionados lobo abaixo de cada um dos eixos.

De acordo com as informações oficiais que foram divulgadas pela empresa, ambos os motores garantem uma potência de 414 cavalos para o carro, e um total de 78 kgfm. O modelo pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e a sua velocidade máxima será limitada em 180 km/h. E a autonomia do carro será de mais de 450 km.

Mercedes-Benz apresenta seu primeiros SUV elétrico

Em termos de design, apesar do modelo contar com diversos elementos que podem ser encontrados em outros carros, a carroceria conseguiu ter uma personalidade própria muito interessante.

Destaques para a parte da frente, que conta com faróis finos e o grande logotipo de três pontas e a grade generosa. Já na parte de trás, o modelo conta com lanternas que acabam unidas por uma estreia barra, que até lembram um concorrente, o Porsche Cayenne.

Mercedes-Benz apresenta seu primeiros SUV elétrico

Em relação ao tamanho do carro, ele conta com 4,76 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos é de 2,87 m. No porta-malas, vão 500 litros. Isso deixa o modelo um pouco maior do que aquele que pode acabar se tornando um dos seus principais rivais no mercado, que é o Jaguar I-Pace. Mas acaba sendo menor do que o Tesla Model X.

Mercedes-Benz apresenta seu primeiros SUV elétrico

EQC é o primeiro modelo de uma nova família de carros elétricos da marca. O nome EQ deve ser comum aos demais veículos. Eles serão diferenciados pela terceira letra. O modelo começa a ser produzido na fábrica de Bremen, Alemanha no ano que vem. Ele irá dividir a linha de montagem com Classe C, GLC e GLC Coupé. A Mercedes também confirmou que o SUV será produzido na China, na fábrica da joint-venture Beijing Benz.

Ainda não existe previsão de lançamento do carro no Brasil.