O Hyundai Yoniq 5 foi escolhido como o grande vencedor do “World Car Awards 2022”, garantindo a principal categoria da famosa premiação, “World Car of the Year”. Além disso, o modelo também foi escolhido em outras duas importantes categorias: "Electric Vehicle of the Year" e "Car Design of the Year". A premiação foi anunciada durante uma cerimônia no New York International Auto Show (NYIAS).

Ioniq 5 leva para casa prêmio “World Car of the Year” 2022

A premiação foi entregue a partir das escolhas feitas por 102 jornalistas automotivos de 33 países escolheu o inovador Hyundai Ioniq 5 como o melhor veículo entre quase 30 modelos concorrentes, todos eles com lançamento no mercado em 2021. O Audi e-tron GT foi eleito "World Performance Car of the Year", enquanto o Mercedes EQS ganhou o título de "World Luxury Car".

A lista do carro do ano contava com 28 veículos que foram finalistas, e depois a lista foi reduzida para 3. Para ser indicado nesta categoria, o modelo deveria ter tido pelo menos 10 mil unidades produzidas ao longo deste ano. Já na categoria de veículo elétrico do ano, a lista contava com 11 finalistas, e depois também em uma lista reduzida de 3. Nesta categoria, os veículos tinham que ser alimentados exclusivamente por um ou mais motores elétricos, com produção mínima de 5 mil unidades por ano.

Ioniq 5 leva para casa prêmio “World Carof the Year” 2022

O Ioniq 5 se tornou o primeiro modelo da nova submarca elétrica Hyundai Ioniq, baseado na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) desenvolvida pelo Hyundai Motor Group especificamente para veículos elétricos a bateria. Esta plataforma oferece ao cliente a oportunidade de escolher entre dois tamanhos de bateria – 58 e 72,6 kWh – e tração integral ou tração traseira - no Ioniq 5, ambas as baterias podem ser carregadas de 10 a 80% em 18 minutos em estações de carregamento rápido adequadas.

A Hyundai segue seus planos para se tornar uma das principais fabricantes mundiais de veículos elétricos. Até 2030 a marca, levando em consideração todos os seus grupos, quer colocar no mercado pelo menos 17 novos modelos totalmente elétricos a bateria.