A montadora chinesa GWM confirmou nesta semana o começo da fabricação de alguns dos seus modelos em solo nacional a partir do 2º semestre de 2024. O começo vai ser com atraso em relação ao cronograma original, que previa o início das operações para o mês de maio.

GWM confirma início da produção nacional no 2º semestre deste ano

A informação foi confirmada por Ricardo Bastos, diretor de relações governamentais da fabricante, em recente entrevista concedida para um podcast. Por enquanto, ele ainda prefere não cravar uma data para o começo das operações, mas deu certeza que a planta deve começar a funcionar ainda neste ano.

O atraso também vai acabar impactando na previsão de entrega das primeiras unidades nacional, o que estava previsto para acontecer a partir de julho ou agosto no cronograma original.

GWM confirma início da produção nacional no 2º semestre deste ano

De acordo com Bastos, a mudança no cronograma se deu em virtude das últimas decisões do governo, tanto por conta da volta do imposto de importação para carros elétricos e híbridos quanto o Programa Mover de incentivo para a industria automotiva – embora o governo federal ainda não tenha divulgado as regras e benefícios.

“Precisávamos ter um produto de maior segurança quanto à aceitação do consumidor e ao volume de vendas e, por isto, o primeiro modelo será um SUV. A picape ainda está no plano, mas será o segundo modelo a entrar em produção”, explica o executivo.

Seguindo as entrevistas anteriores concedidas pelos executivos que estão à frente da empresa, a previsão é de que sejam iniciadas as produções de pelo menos dois carros neste ano, sendo que o primeiro já tinha sido confirmado como sendo o Haval H6,