A BYD confirmou que agora faz parte da Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento de uma infraestrutura focada nos modelos de carros elétricos no Brasil. Como parte de suas ações nesta área, a companhia também confirmou que o seu modelo elétrico D1 já está rodando, em caráter de testes, pelas ruas da cidade de São Paulo.

BYD D1 começa a circular pelo Brasil através do app 99

O carro é um modelo que foi criado para ser utilizado especialmente pelos aplicativos de transporte. A empresa que está viabilizando os testes com o carro no Brasil é a 99, que também lidera a Aliança pela Mobilidade Sustentável. Outras companhias que também já anunciaram como parte do movimento são as Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas, Zletric e agora a BYD.

O D1 EV foi desenvolvido pela montadora em parceria com a DiDi Chuxing, maior empresa de mobilidade do mundo e proprietária da 99. De acordo com o comunicado oficial da marca em relação ao carro, o modelo foi desenvolvido baseado na experiência que da empresa e especialmente na análise de dados de sua base de usuários.

BYD D1 começa a circular pelo Brasil através do app 99

O modelo é bastante versátil e conta com bastante espaço interno, especialmente na parte de trás, local onde ficam a maioria dos passageiros deste tipo de serviço. Em termos de tamanho, o carro conta com 4.390 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.650 mm de altura, enquanto o entre-eixos é de bons 2.800 mm.

O motor do veículo oferece 130 cv de potência e 18,3 kgfm de torque máximo, com velocidade máxima limitada em 130 km/h. O carro conta ainda com baterias de lâmina (Blade) com 53,4 kWh de capacidade garantem autonomia para 371 km com uma carga pelo ciclo WLTP. Usando uma mescla de lítio e fosfato de ferro (LiFePo), são mais finas e compridas, além de mais resistentes a explosões por perfuração ou excesso de temperatura.

Por enquanto, ainda não existe previsão de lançamento do modelo comercialmente por aqui.