A Seres apresentou na China nesta semana o novo SUV elétrico de luxo Aito M9. O lançamento é importante para os brasileiros, pois este modelo está confirmado para ser lançado por aqui, mas com o nome de Seres 9. O carro se posiciona acima do Aito M7 e, no oriente, será disponibilizado nas versões a bateria (BEV) e elétrica com extensor de alcance (EREV).

SUV elétrico Seres 9 é lançado oficialmente na China

O design do Seres 9 acaba sendo muito parecido com o design do Seres 7, que pode ser considerado como o irmão mais novo do lançamento. Ele conta com uma estrutura maior e mais robusta, medindo 5,230 metros de comprimento, 1,999 metros de largura, 1,800 metro de altura e 3,110 metro de distância entre-eixos.

O interior do modelo conta com uma boa quantidade de tecnologias, incluindo três telas que, somadas, chegam ao tamanho de 75”, sendo complementadas pelo cockpit inteligente HarmonyOS 4.0 da Huawei. A integração do AR-HUD da Huawei traz navegação em realidade aumentada combinada com condução inteligente.

SUV elétrico Seres 9 é lançado oficialmente na China

O modelo também oferece seis assentos elétricos, que que podem ser organizados com configurações de 3, 4, 5 ou 6 lugares, conforme a necessidade, ou em lounge - todos os assentos possuem telas.

Como recurso opcional, o carro pode ter tela retrátil que desce a partir do teto com projetor na parte traseira. O SUV elétrico conta ainda com o Huawei DATS 3.0 (sistema de controle de torque adaptativo dinâmico), o Huawei MFSS (Sistema de detecção de fusão multimodal) e o Huawei xMotion para controlar o carro.

SUV elétrico Seres 9 é lançado oficialmente na China

Em relação ao conjunto mecânico, na China ele será ofertado em duas versões. O modelo elétrico com extensão de alcance conta com motor elétrico duplo (272+224 cv) e um motor 1.5 turbo de 152 cv. Essa configuração conta ainda com dois modelos de baterias (42 kWh e 52 kWh), com alcance elétrico de 225 e 275 km, respectivamente - a autonomia total (com tanque cheio e carga total da bateria) é de 1.362 km e 1.402 km, respectivamente.

Já a versão elétrica a bateira oferece dois motores elétricos, um em cada eixo (218 cv e 312 cv), e cumpre a arrancada padrão em 4,3 segundos. Este modelo conta com uma arquitetura elétrica de 800V e é alimentada por uma bateria de 100 kWh, suficiente para um alcance de 630 km pelo padrão CLTC.

Por enquanto, a marca ainda não confirmou a data de lançamento no Brasil.