Um dos grandes problemas que os motoristas têm nos últimos anos no Brasil é conseguir manter os níveis de combustível elevados. Afinal de contas, com os preços dos combustíveis, especialmente da gasolina, cada vez mais altos, muitas pessoas acabam tendo mais dificuldades para visitar o posto de combustível mais vezes no mês.

Confira alguns mitos e reservas sobre o tanque na reserva

Com isso, muitos carros podem estarem rodando pelas ruas e avenidas com o tanque na reserva por aí. E, com isso, também surgem algumas dúvidas, especialmente para aqueles que estão começando a sua vida como donos de veículos. Algumas pessoas defendem que não existe qualquer problema com os carros quando o seu motorista estica ao máximo a sua autonomia. Por outro lado, muitas pessoas afirmam que este tipo de comportamento pode ser prejudicial para o veículo.

Confira alguns mitos e verdades sobre rodar o carro no tanque reserva:

Pode queimar a bomba de combustível

Isso é verdade. Quando o veículo anda por muito tempo no tanque reserva, alguns dos componentes do carro podem acabar sofrendo com superaquecimento. Além disso, com o combustível em níveis mais baixos pode acabar ocorrendo uma redução na lubrificação da bomba como um todo. E isso pode levar a sua queima.

Vai entupir os bicos injetores

Já essa é uma informação falsa. Na verdade, o problema é mais possível de acontecer no filtro de combustível, que está lá justamente para conseguir parar todo a sujeira do tanque que fica depositado no fundo e que acaba se misturando com o resto do combustível. Por isso, de tempos em tempos as pessoas devem se preocupar com a qualidade e com a vida útil do seu filtro como um todo.

Pode gerar uma multa

Confira alguns mitos e reservas sobre o tanque na reserva

Verdade em partes. O fato de andar no tanque reserva realmente não está previsto em nenhuma lei de trânsito. Por isso, as pessoas não podem tomar uma multa apenas por isso. Mas com os níveis baixos de combustível as pessoas podem parar em avenidas movimentadas em função de pane seca, e isso sim está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, podendo gerar até quatro pontos na CNH.

Se usar combustível premium não dá problema

Este é um grande mito que acaba sendo utilizado como uma das formas de vender combustível mais barato. Mas, mesmo os mais caros podem acabar trazendo os problemas já citados anteriormente para o veículo caso o motorista ande no tanque reserva por muito tempo.

A reserva é a mesma em todos os carros

Não é verdade. O volume do combustível que é considerado como reserva varia entre 5 e 8 litros, o que depende do modelo.